Tratamento de Esgoto

POR QUÊ TRATAR OS ESGOTOS

Os esgotos gerados pela população necessitam de tratamento, pois como divulgou o SUS, mais da metade das doenças que sobrecarrega nosso sistema de saúde, vem da falta de saneamento básico.
Com o novo marco legal do saneamento, através da lei 14026 de 2020; todos os municípios devem apresentar 90% do seu esgoto tratado até o final de 2033.

A água é um bem público e escasso. O seu reuso não se trata de um cuidado a mais com o meio ambiente, mas passa a ser uma questão crucial seu reaproveitamento por uma questão de escassez. O Brasil detém o maior manancial de água doce do planeta, e nos dias de hoje, já estamos com racionamento de energia devido a falta dessa água.

Para atingir as metas estabelecidas pelo governo federal para o tratamento de esgotos, necessitamos de grandes estações de tratamento, quebrando cidades e demandando muito tempo. Porém, o que fazer com os municípios rurais? Ou mesmos bairros distantes das estações? Com dados de 2019, o Brasil tratava 43% do seu esgoto sanitário, sendo que 12% desse percentual são de fossas sépticas que, se não limpas, perdem sua eficiência e poluem o lençol freático. Somente 18% de 43% são coletados e tratados.

O que fazer então?

A Luftech soluções pensando nisso, desenvolveu uma estação compacta de tratamento de esgoto que pode resolver parte desse problema. Uma estação que pode atender residências, hotéis, indústrias, edifícios, condomínios dentre outros… proporcionando uma economia a essas unidades no consumo de água.

O que pretendemos então?

  • Essas estações podem atender desde unidades residenciais até unidades com 1000 pessoas, o que a diferencia das estações existentes no mercado atual;
  • Afasta a questão do mau cheiro, resolvendo o problema da sazonalidade;
  • Retira a maioria do nitrogênio e fósforo, evitando a formação de algas em açudes, pequenos efluentes, lagos e rios (eutrofização). O que retira oxigênio do meio e toxificando-o;
  • Permite o reuso da água em descargas residenciais, lavagem de automóveis, irrigação de jardins, dentre outros reaproveitamentos.

A questão é:

Precisamos tratar nosso esgoto sanitário e aproveitar sua água tratada? Sim, e com as privatizações que estão ocorrendo, o preço do insumo deve subir grandemente. Isso está longe de acontecer, alguns dirão…Mas há uns 20 anos, um radialista comentou no rádio que teríamos que comprar água potável. Quem acreditaria? Isso, na época, foi motivo de risadas por parte de alguns.

Como a luftech pode auxiliá-los?

Podemos elaborar um estudo adequado a sua necessidade e fornecer o equipamento e assistência técnica necessária para seu funcionamento. Entre em contato agora! Não perca tempo! O meio ambiente e seu bolso agradecem!

Ficou interessado em nossos produtos?

Entre em contato conosco

Email enviado pelo site

5 + 10 =

Abrir conversa