Dúvidas Frequentes

  • 1. O equipamento pode trabalhar 16 h/dia ou precisa ser 24 h/dia?

Os equipamentos podem operar tanto 8, 16 ou 24 horas, respeitando as paradas para a realização do plano de manutenção preventiva. Para equipamentos com operação acima de 16 h/d é obrigatório que o mesmo possua um extrator automático de cinzas. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 2. Qual a área para instalação dos equipamentos?

Pode variar de 100 m² (10 m x 10 m) para um equipamento com capacidade de 50 kg/h até 600 m² (13 m x 45 m) para equipamento com capacidade de 1000 kg/h. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 3. Qual o consumo de energia do equipamento?

Pode variar de 20 kVA para um equipamento com capacidade de 50 kg/h até 150 kVA para equipamento com capacidade de 1000 kg/h. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 4. Precisa de uma ETE para o lavador de gases?

Para equipamentos com tratamento de gases via úmida necessita, sim, uma estação de tratamento de efluentes. O efluente tratado poderá voltar para o processo como água de reposição. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech

5. Os treinamentos para operar o equipamento estão no preço?

Sim, no valor de venda dos equipamentos contemplam: Equipamento, propriamente dito, instalação, posta em marcha, acompanhamento do teste de queima, treinamento dos operadores, manutenção preventiva por seis meses (exceto as peças de reposição). Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 6. Quais são os custos de deslocamento e montagem do equipamento?

O custo de montagem está incluso no valor do equipamento. No entanto, os custos com deslocamento, alimentação e hospedagem dos técnicos envolvidos ficam a critério do cliente. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 7. Quanto tempo demora para instalar?

Equipamentos com capacidade de até 500 kg/h: Em torno de 45 dias para montagem, exceto posta em marcha, acompanhamento do teste de queima e treinamento dos operadores. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 8. Precisa triturar os resíduos?

Resíduo de Serviço de Saúde (RSS) não podem ser triturados. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 9. Quanto é gerado de cinzas?

A quantidade de cinzas gerada, depende do tipo de resíduo. Para um Resíduo do Serviço de Saúde é gerado em torno de 5% de cinzas. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 10. Como faz a retirada de cinzas?

De duas formas, manual ou automática (através de um extrator de cinzas). Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 11. É possível tratar resíduos líquidos e pastosos?

É possível. Desde que estes resíduos líquido possua um poder calorífico adequado ao processo de queima. Em relação ao resíduo pastoso, depende de outros parâmetros que precisam ser avaliados. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 12. O equipamento acompanha um software para rodar o incinerador?

Sim! Último modelo da família S7 1200 da Siemens. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 13. Quais são os monitoramentos de gases que o sistema registra?

O sistema faz o monitoramento de CO e O2, conforme preconizado pela resolução CONAMA 316/2002, podendo ser acoplados outros monitoramentos dependendo das necessidades exigidas pelo órgão ambiental durante o processo de licenciamento. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 14. Quantos funcionários são necessários para operar o equipamento?

No mínimo dois funcionários. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 15. Qual o valor mensal que podemos considerar para manutenção do equipamento?

Em média, R$15.000,00 incluindo peças de reposição básica conforme plano de manutenção preventiva. Este valor pode diminuir, caso haja um contrato de manutenção preventiva. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 16. Quantos dias devem parar a produção para fazer limpeza e manutenção do equipamento?

Caso seja apenas manutenção preventiva, entre dois e três dias. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 17. Quais são os insumos necessários para a operação?

Combustível: GLP ou Diesel ou GN (para partida do sistema);

Para sistema de tratamento de gases via úmida: NaOH para neutralização dos gases e coagulante  floculante para tratamento do efluente líquido gerado.

Para sistema de tratamento à seco: Cal e carvão ativado.

Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.

  • 18. A empresa possui equipamentos licenciados?

Sim, em 22 estados brasileiros (ver licenças), além do continente africano e América latina. Para outras informações, contatar a equipe da Luftech.